Como o Instagram redefiniu o turismo

Como o Instagram redefiniu o turismo

À medida que esquenta o tempo na ilha espanhola de Maiorca, todos os dias centenas de turistas acorrem à praia de Caló des Moro. O afluxo para vivenciar o famoso local é tão frenético, que quase não há espaço para estender uma toalha de banho na estreita faixa de areia, ao ponto de ser preciso fazer fila para admirar as impressionantes águas do Mar Mediterrâneo.

Muitos simplesmente desistem, indispostos a passar assim seus dias de férias.Praias superlotadas são uma visão comum na maior das Ilhas Baleares, um dos destinos turísticos mais populares da Europa. Porém esse é um caso extremo, e para muitos a culpa é do Instagram.

Uma busca na plataforma de mídia social revela dezenas de milhares de fotos em que Caló des Moro aparece deserta, suas águas azul-turquesa cintilando ao sol. Um usuário incauto não tem como imaginar quão longe da realidade está essa aparente paz.

Influenciadores ditam tendências de viagens

Desde que o Instagram foi lançado, em 2010, esse fenômeno tem se repetido. Seguindo os passos de influenciadores, os turistas saem à caça da fotografia de férias perfeita, inundando locais que eram ou pouco conhecidos, ou definitivamente menos populares do que agora.Por vezes as consequências são drásticas.

Por exemplo: a cascata de Königsbach, na região alemã de Berchtesgadener Land, na Baviera, foi forçada a fechar para visitantes quando o número crescente de excursionistas nas piscinas naturais locais passaram a ameaçar o equilíbrio ecológico do local.

Em enquetes, usuários contaram que são muitas vezes encorajados a imitar as fotos do Instagram, e sem dúvida a plataforma desempenha um papel central na decisão por um destino turístico específico.

Por Redação

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