Jalles e Albioma vão inaugurar planta de biogás

Jalles e Albioma vão inaugurar planta de biogásA Jalles (agroindústria do setor sucroenergético nacional) e a Albioma (empresa francesa especialista na geração de energia a partir da biomassa) vão inaugurar, no dia 29 de setembro, a primeira planta de biogás a partir da vinhaça no Estado de Goiás, um investimento de R$30 milhões.
A planta está localizada na Unidade Otávio Lage, em Goianésia/GO, que produz açúcar, etanol e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar.Para produção de cada litro de etanol são produzidos cerca de 13 litros de vinhaça, que é utilizada como biofertilizante nos canaviais, por ser rica em nutrientes, como potássio, fósforo e nitrogênio.
Com a planta de biogás, antes de ir para o campo, a vinhaça, que também possui açúcares em sua composição, será enviada a um reator anaeróbio (um reservatório sem presença de oxigênio), onde será fonte de matéria orgânica para microrganismos. Nesse processo, é produzido o biogás, um composto de três gases: Metano, Dióxido de Carbono e Sulfídrico.