Laboratório Veterinário da Agrodefesa passa a realizar mais três diagnósticos

O Laboratório Veterinário- Análise e Diagnóstico (LabVet), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), está autorizado a incluir mais três diagnósticos de análises laboratoriais em seu escopo de trabalho. São os exames de Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS), Micoplasma aviário e Anemia Infecciosa Equina pela técnica de ELISA.
A inclusão foi permitida após o LabVet passar por auditoria da Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Inmetro também manteve os escopos aprovados em outras auditorias, com isso o Laboratório passa a realizar os seguintes diagnósticos:
- Anemia Infecciosa Equina pelas técnicas de IDGA e ELISA
- Mormo para trânsito nacional
- Peste Suína Clássica
- Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS)
- Micoplasma aviário também pela técnica de ELISA
- Brucelose pelas técnicas de AAT e 2ME
Também integram o atendimento do laboratório os exames de Raiva, Microbiológico e parasitológico de amostras clínicas.
LABORATÓRIO VETERINÁRIO
A auditoria ocorre de dois em dois anos para avaliar todos os requisitos da norma ISO 17.025/2017 e verificar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade.
“Essas auditorias são essenciais para demonstrar que o laboratório adota medidas constantes para manter, de forma elevada, a confiabilidade dos resultados das análises. São verificados, por exemplo, a calibração dos equipamentos e a qualidade dos insumos utilizados nos exames”, orienta o gerente do LabVet, Thiago Menegazzo Montes.
Ele acrescenta que a auditoria é o reconhecimento formal da competência técnica do laboratório e da qualidade dos serviços oferecidos.
“Além de ser obrigatória para manter o laboratório certificado, as auditorias externas também são necessárias para incluir as novas áreas de atuação. Nessa auditoria recente, solicitamos o acréscimo de mais três diagnósticos pela técnica de ELISA. Agora que está demonstrada a competência para realizar esses exames, o laboratório poderá solicitar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a autorização para fazer os exames para o público externo”, informa.